CAFÉ FEITO DA FEZES DE JACU - MAIS CARO CAFÉ DO BRASIL



SEU HABITAT
Habita na Mata Atlântica no Brasil, nas regiões Sudeste e Sul do país. Vive nas árvores das florestas, descendo ao solo muitas vezes para alimentar-se. Frutas, folhas e brotos. Bebem na beira dos rios. O ato de beber se assemelha ao dos pombos, é um processo de sugar, com o bico mantido dentro d'água, notando-se a ingestão do líquido pelo movimento rítmico da garganta.


SUA ALIMENTAÇÃO
Alimenta-se de flores de ipês (ou piúvas, nome dado a essa árvore no Pantanal), de tarumãs e cipós nas árvores durante a florada. Por vezes, a exemplo de outros jacus e por andar no chão, também pode comer frutos, sementes e invertebrados.




SEU TAMANHO E PESO MÉDIO
O jacu é uma ave relativamente robusta, quando adulto seu tamanho e peso variam consideravelmente: o peso normalmente está entre 1 a 2 kg, já o comprimento do bico a ponta da cauda varia de 68 a 73 cm.


CAFÉ DO JACU
O café do jacu detém o título de café mais caro do Brasil e um dos mais caros do mundo. Não é para menos, afinal o processo de produção é totalmente natural e dependente dos pássaros. Como o jacu é uma espécie ameaçada de extinção, ele não pode ser preso e nem reproduzido em cativeiro. Sendo assim, toda a produção desse café depende que a ave coma naturalmente os grãos. Isso torna a produção limitadíssima e justifica o preço bastante elevado do produto, que pode custar cerca de 30 vezes mais que o café tradicional.




Comentários